Já está conclusa para decisão da juíza Karina Jemengovac Perez, da Vara da Fazenda Pública – Foro de Sorocaba –, a ação civil por improbidade administrativa contra 20 políticos sorocabanos (entre eles o atual prefeito de Sorocaba, José Crespo, por sua atuação como vereador; o deputado federal Vitor Lippi por sua atuação como prefeito; além de vereadores da legislatura atual e passada). Todos são acusados de tráfico de influência no caso que ficou conhecido como “fura-fila da Saúde”.
A ação corre desde novembro de 2013 após abertura de investigação do promotor Orlando Bastos Filho iniciada em março de 2012, após denúncia mostrada por reportagem da TV TEM, que revelou o caso de fura-fila de pacientes com o recurso de câmeras escondidas.
O MP afirma que pessoas que procuravam vereadores na Câmara em busca de ajuda na área da saúde eram passados à frente na fila de espera por um atendimento médico ou até mesmo para realizar exames clínicos em unidades da rede municipal.
A investigação do MP durou 20 meses, produziu um inquérito com mais de mil páginas e desde o dia 12 de março, portanto há 9 dias, está pronto para conclusão da juíza Karina Jemengovac Perez.