Caravana de empresários de Sorocaba vai a evento em São Paulo sobre novos cenários e oportunidades para a Micro e Pequena Indústria

Sua empresa sabe lidar com mudanças? O cliente e o mercado estão no foco da sua estratégia? Que rumo está tomando seu negócio? Estas e outras questões serão debatidas no dia 23 de maio, durante a 11ª edição do Congresso da Micro e Pequena Indústria. O Ciesp Sorocaba, por meio do seu Departamento de Micro e Pequena Indústria), vai levar uma caravana de empresários interessados em participar do Congresso, que é gratuito.

O evento, que acontece das 8h30 às 18h, no Hotel Renaissance, na capital paulista, e visa propor novos rumos e oportunidades para o crescimento das empresas, analisando temas do cenário atual: modelos alternativos de negócio, economia colaborativa, internacionalização, novas formas de relacionamento com fornecedores e clientes, mídias digitais, entre outros.

O tema de abertura do evento é “Descobrindo Rumos para seu Negócio”, que será proferida pelo diretor de Conteúdo da Academia da estratégia, empresa especializada em educação corporativa, Alessandro Saade (foto). Os participantes vão debater os “Modelos de Negócios: Inovando e Engajando as Pessoas”, com temas como: conceito de modelo de negócio; processo de desenvolvimento; formas de aplicações; como gerar novas ideias; modelos de negócios inovadores e design Think e Re Think. Outro tema será “Comercio Exterior, Acessando o Mercado Externo”, no qual serão apresentados caminhos e exemplos práticos de como buscar ferramentas para atingir novos mercados. O último tema será a “Comunicação: Potencialize esta Ferramenta nos seus Negócios”, que irá discutir como as ferramentas digitais podem fortalecer os negócios e potencializar as estratégias de comunicação interna e externa.

Encerrando o Congresso, o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella, irá proferir a palestra “Da Oportunidade ao Êxito: Mudar é Complicado? Acomodar é Perecer”.

Atividades paralelas

Em paralelo aos painéis, o Congresso contará também com outras atividades, tais como a Sala de Crédito, um ambiente onde o empresário terá a oportunidade de se relacionar com diversas instituições financeiras parceiras e o Modelo de Negócios, ação realizada em parceria com o Sebrae-SP e com o Senai que apresenta a ferramenta Canvas, que permite esboçar e desenvolver um negócio com base em proposta de valor, segmentos de clientes, canais, relacionamento, fontes de receitas, recursos principais, atividades, parcerias-chave e estrutura de custos.

Já o MPI Exportador concentra, no mesmo espaço, a possibilidade de atendimento por diversas empresas e instituições essenciais nesse processo de acessar o mercado externo.

Os congressistas poderão acessar também a Sala de Experiências Digitais, um espaço voltado a orientar as micro e pequenas empresas na utilização dos veículos de comunicação digital para agregar valor aos seus negócios.

Histórico do Congresso

Desde 2006, a Fiesp realiza o Congresso da Micro e Pequena Indústria, inicialmente realizado em outubro, no mês da micro e pequena empresa. Ele sempre teve o objetivo de apresentar temas e ferramentas que apoiem a gestão e a melhoria dos negócios das empresas deste segmento.

Ao longo destes 10 anos de realização, o Congresso MPI recebeu mais de 14 mil participantes debatendo diversos temas relevantes para gestão das micro e pequenas indústrias, tais como: alternativas de crédito, legislação tributária e trabalhista, inovação, mídias digitais, gestão de pessoas, produtividade, internacionalização, acesso a mercados, entre outros.

A partir de 2014, o Congresso MPI é realizado em maio, mês em que se comemora o Dia da Indústria.

Comentários

Leia também