Exatos 7.336 sorocabanos vão buscar emprego no PAT, mas apenas 235 deles acabam sendo contratados

O texto abaixo, de autoria da assessoria de comunicação da Prefeitura de Sorocaba, dá bem uma medida da dimensão do problema do emprego na cidade. São dados oficiais. Leia:

A busca por uma colocação ou reinserção no mercado levou o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sorocaba a registrar, pelo quarto mês consecutivo, grande movimentação. Em abril foram 8.194 pessoas atendidas nos 19 dias úteis do mês, sendo que 7.336 delas estiveram no local para consultar vaga de emprego. Do total de homens e mulheres atendidos, 1.586 foram encaminhados para entrevistas de vagas de emprego, resultando em 235 contratados.

O PAT registrou ainda o cadastramento de 504 novos trabalhadores, totalizando 45.481 sorocabanos cadastrados no Sistema Mais Emprego. Além disso, 40 empresas utilizaram a Sala do Empresário, estrutura oferecida no local para que as empresas possam receber currículos, fazer entrevista ou contratação de candidatos.

Outro movimento intenso no PAT foi o de emissão de carteiras de trabalho (primeira ou demais vias), resultando em 818 novos documentos emitidos em abril. Além do cadastramento e encaminhamento para a vaga pretendida, o PAT oferece informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e também auxilia os empregadores que necessitam de recursos humanos.

Entre os serviços prestados no local estão a intermediação de mão de obra, emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamento para vaga de emprego, cadastro do trabalhador, captação de vaga de emprego e Programa Time do Emprego. O PAT funciona em Sorocaba numa parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert).

Comentários

Leia também