Homem bom. Outro, mau

Compartilhar

Foi a caminho do velório de Emídio Alegre Ferreira, um homem bom, na manhã desta quinta-feira, que soube pelo noticiário da rádio da morte do homem mau, Henry Kissinger.

O homem bom tinha 92 anos e o mau, 100. A morte do homem bom não saiu no jornal, a do mau foi manchete em todo o mundo, literalmente, e ocupou o principal espaço dos portais de notícias. O homem mau foi tratado como sendo “grande” intelectual, como “grande” artífice do século 20.

O velório do homem bom ficou restrito à sua família e aos amigos de seus familiares. Teve enaltecido o cuidador que foi. O pai e avô amoroso. Um homem que nunca foi desatento com quem ele se juntou para colocar gente no mundo. Seo Emídio é pai da Tânia, Vânia e do Di, meu amigo de décadas e de quem fui padrinho de casamento com a Angélica, do Arara Aurora, de madrinha.

O homem mau matou gente em todos os continentes, sobretudo no Camboja e Bangladesh. Milhões, arrisco dizer. Quem não morreu de tiro, morreu de fome, angústia. O homem mau disseminou, apoiou e manteve ditaduras. Na América do Sul botou os militares no comando dos países. Ele queria “ordem” sem se importar com os meios desde que justificasse os fins. Milhares de mortes são efeitos colaterais, dizia. 

O homem bom não pensa assim. Não dorme se vislumbrar que fez um pequeno mal a alguém. Ele tem consciência do outro. E o respeita!

O homem mau usa Deus como ferramenta de controle, de intimidação, de domesticação de homens bons.

No caso de existir o paraíso, seo Emídio já está nele curtindo a paz que tal lugar reserva aos bons. Kissinger? Ahh, ao Kissinger está reservado o que é dele. Não sei pelo que ele terá de passar para ir ao paraíso. Mas não será por pouca coisa.

Seo Emídio, como homem bom, falava a verdade. Provavelmente uma ou outra mentirinha. Kissinger, o mau, pregou as mais terríveis mentiras nos mais variados idiomas. Chego a pensar se ele disse alguma verdade em seu século de existência! Até seu célebre artigo escrito para um jornal sobre Pelé, o nosso Pelé, o rei do futebol, está recheado de mentiras.

Comentários