Indústria cria 700 empregos na região em abril e Ciesp local celebra conquista. Mas direção da Fiesp entende que “dados estão aquém do esperado, com o nível de emprego industrial tendo recuperação bastante lenta”

Dados da pesquisa de emprego divulgada nesta quarta-feira (16), pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), indicam a criação de 700 novos postos de trabalho na área de abrangência da Diretoria Regional de Sorocaba, composta por 48 municípios. A variação positiva de 0,69% no mês de abril indica um cenário melhor do que o mesmo período de 2017, quando o resultado foi negativo em 0,49%. Para o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, este cenário retrata a consistência da recuperação do setor industrial. “A vinda de novas indústrias do setor automotivo para Sorocaba e o anúncio do terceiro turno da Toyota também influenciaram positivamente a nossa pesquisa”, analisa o diretor.

Esse otimismo local, porém contrasta com o da direção da Fiesp. Em que pese a indústria ter gerado 9,5 mil empregos em abril no Estado todo, o resultado representa uma queda de 0,18% em comparação a igual mês do ano passado na série com ajuste sazonal. Ou seja, segundo o vice-presidente da Fiesp e diretor titular do Departamento de Economia, Competitividade e Tecnologia da instituição, José Ricardo Roriz Coelho, o desempenho indica um viés de baixa para o emprego na indústria paulista. “Apesar de este ser o segundo ano consecutivo em que o emprego em abril apresenta um resultado positivo, os dados estão aquém do esperado, com o nível de emprego industrial exibindo uma recuperação bastante lenta”, avaliou Roriz, em nota.

Comentários

Leia também