Neste momento, não é possível afirmar que o prefeito será ou não cassado

Quem disser que o prefeito Crespo será ou não será cassado pela Comissão Processante, aprovada com base no relatório parcial da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Voluntariado, que o acusa de crime de responsabilidade, improbidade administrativa e infração político-administrativa, neste momento, está chutando.

Há uma regra para a cassação: 1) é preciso ter um claro objeto de que o prefeito quebrou o decoro; 2) depois é preciso que 14 dos 20 vereadores vejam este mesmo foco e avaliem que para o futuro político deles tirar o prefeito é o melhor caminho (vejam que não falei o melhor caminho para a cidade, mas para a eleição deles próprios vereadores); 3) tirando o prefeito, os vereadores querem ter clareza de quem assume uma vez que a vice também é alvo de uma Comissão Processante, ou seja, pode ficar sem ser a sucessora na ausência do prefeito. Sendo o presidente da Câmara, Fernando Dini, que ocupe o cargo de prefeito restará a pergunta: por quanto tempo? Até a próxima eleição? Sendo isso, é bom para quais vereadores esta situação?

Além disso, há ainda informações que virão das investigações da Polícia Civil e do Gaeco na Operação Casa de Papel. Ninguém sabe, e quem disser que sabe está mentindo, o que virá pela frente. Se vier algo que compromete o prefeito, obviamente que sua frágil situação ficará pior a ponto de todo o raciocínio da escolha do voto, como expus acima, perder o sentido.

O momento é similar a um jogo de pôquer, xadrez ou qualquer outro onde a movimentação de um lado mexe em toda a estratégia do outro. Portanto, ouvir, como já ouvi, que o prefeito tem os 7 votos que lhe garantem no cargo é apenas um chute. Assim como é chute a afirmação de que tudo acabará em pizza, outra expressão que ouvi de gente que posa como se já soubesse do futuro. O jogo está apenas no começo, tão no começo que o prefeito nem foi oficialmente notificado pela Câmara de que está em curso uma Comissão Processante para lhe cassar o mandato.

FOTO: Enquanto isso, no 6º andar do Palácio dos Tropeiros, o prefeito aproveitou a hora do almoço para postar em sua rede social uma homenagem aos ferroviários. Leia o que ele postou: “José Crespo – Nesta terça-feira, 30 de abril, se comemora o Dia do Ferroviário! E não há como deixar de recordar a importância da ferrovia e de seus trabalhadores para o desenvolvimento de Sorocaba, do Estado e de todo o País. Sou ex-engenheiro de manutenção da Estrada de Ferro Sorocaba, com muito orgulho! Minha história com a EFS começou há muito tempo, quando eu tinha dois anos de idade e minha mãe me trazia à estação para ver o trem passar! E é por isso que, com muito carinho e reconhecimento, celebro esta data tão especial! #GovernoCrespo”

Comentários

Leia também