O exemplo educa – Parte 2

Usei o que aconteceu com as ações da Coca-Cola, cujo valor despencou quando o ídolo do futebol mundial, Cristiano Ronaldo, afastou uma garrafa do refrigerante da sua frente e enalteceu a água, durante uma coletiva de imprensa.

O exemplo educa inclusive para o mal como os péssimos comportamentos do presidente Jair Bolsonaro nesta pandemia: ele começou a chamar de gripezinha, que se resolveria por contaminação de rebanho, não se deve usar máscara, se manifestou contra a vacina e tantas barbaridades que estão tendo como saldo 530 mil mortos até agora, sendo que pelos menos 400 mil dessas mortes poderiam ter sido evitadas.

Por isso, o exemplo do prefeito Manga, na quarta-feira, de ter ido se vacinar e usar frequentemente a máscara deve ser enaltecido. Não se trata de propaganda do político Rodrigo Manga, mas de propagar a boa ação do prefeito, do cargo enquanto instituição de toda a comunidade.

Em reunião do Comitê Municipal de Combate ao Covid-19, com representantes de diferentes integrantes de nossa comunidade, no começo desta semana, a promotora de justiça do Ministério Público em Sorocaba, Cristina Palma, sugeriu mais ações públicas do prefeito no sentido dele vir dar o exemplo positivo, dele explicar ao cidadão, inclusive o mais humilde, que mesmo com a vacina ainda é preciso que se use máscara, se evite aglomeração e deixe os ambientes ventilados.

Conforme o tempo vai passando, o papel do secretário da saúde, Vinícius Rodrigues, um bolsonarista de carteirinha, está diminuindo no atual governo. A percepção é de que suas opiniões negacionistas estão em quarto, quinto plano. O foco do governo é vacina e combate à aglomeração. Que assim seja. E que também seja frequente o combate a dissonância do secretário em relação às melhores práticas para se enfrentar a pandemia.

FOTO – Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, tomando a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na manhã desta quarta-feira (7), no Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira. A vacina AstraZeneca foi aplicada nele pelo critério de idade, ele tem 41 anos, que é a faixa etária que foi imunizada; no sábado são pessoas de 39 anos. Na mão, o prefeito segurou uma plaquinha onde se lia Orgulho de Ser Sorocabano

Comentários

Leia também