Márcia, ouvinte habitual da coluna O Deda Questão no Jornal da Ipanema (FM 91,1Mhz) me mandou um relato dando conta que existe falha no acesso das pessoas ao Parque e Zoológico Quinzinho de Barros, excesso de sujeira e maus-tratos dos animias que estariam passando fome. A Prefeitura rebate, embora admita que no final de semana passado, pontualmente, tenha havido falha na limpeza.
O que diz a ouvinte
Estive esse final de semana no Zoológico Quinzinho de Barros e o mesmo estava sem bilheteria (tinha a entrada gratuita), a situação de higiene estava precária e ouvi de quem estava lá que op problema é a falta de funcionários pela não de renovação de contratos da prefeitura. A população estava penalizada pelo abandono dos animais. Inclusive fomos (ela e a família) informados que os animais estavam passando fome.
Por caridade, ajude a divulgar essa vergonha da nossa cidade. Grande Abraço.
O que diz a Prefeitura
Em relação aos questionamentos sobre o Zoológico Municfipal Quinzinho de Barros, cabe ressaltar que:
– O contrato de gerenciamento da bilheteria se encerrou em novembro de 2016. Contudo, o acesso está sendo controlado por servidores municipais, embora permaneça gratuito. O novo procedimento licitatório já passou pela Secretaria de Licitações e Contratos.
– Em momento algum houve falta de alimento para os animais. Qualquer afirmação nesse sentido não encontra respaldo na realidade.
– O contrato para tratamento dos animais está vigente até janeiro de 2018. Já foi emitida solicitação para novo procedimento licitatório, que encontra-se hoje na Sefaz (Secretaria da Fazenda).
– O contrato de limpeza do Zoológico encontra-se vigente até o dia 30/10. Já foi emitida solicitação para novo procedimento licitatório, o qual encontra-se na Secretaria da Fazenda para análise. Ressalta-se que houve, no último final de semana, uma falta pontual de funcionários para efetuar a limpeza. A Sema (Secretaria de Meio Ambiente) realiza a vistoria e acompanhamento da limpeza do Parque, fiscalizando os serviços prestados.
FOTO: Foto do tigre tirada pela ouvinte que reclamou da situação do zoológico