Prefeito de Sorocaba recebe prefeito eleito e vai dizer a ele que as contas da administração estão em dia, contratos para licitações estão prontos e que o Carandá será inaugurado em dezembro. Pannunzio afirma que nunca levou ao lado pessoal as críticas políticas de Crespo

panntransicaoO prefeito Pannunzio participou da coluna O Deda Questão de hoje no Jornal da Ipanema (FM 91,1Mhz) e confirmou a informação já dada nesta coluna que vai receber o prefeito eleito José Crespo amanhã, dia 10 de novembro, às 15h, em seu gabinete. No encontro, informou Pannunzio, ele vai dizer a Crespo que ao contrário de outros Estados e municípios brasileiros que estão desmoronando, as contas da administração municipal estão em dia. Não há atraso no pagamento de fornecedores, não há salários atrasados, não vai faltar dinheiro para o 13º salário dos servidores e o que tiver que ser pago em janeiro, como manda a lei, deixará dinheiro empenhado.

Mas, frisou o prefeito durante a entrevista, ele vai dizer ao prefeito eleito que a situação financeira da administração municipal exige atenção e cuidados em razão da queda na arrecadação e do aumento de despesas especialmente na área da saúde. Para explicar esse aumento o prefeito disse que em 2013, ano em que assumiu o comando da prefeitura, o máximo de atendimento chegou a 35 mil pessoas na rede municipal e que em outubro passado, portanto 3 anos depois, esse atendimento chegou a 70 mil pessoas atendidas na rede pública. Ele frisou que o repasse do governo federal e estadual é insuficiente para cobrir o custo das saúde e que o gasto do orçamento chega a mais de 32% enquanto a lei manda gastar 15%. Quanto ao fechamento de unidades de saúde de emergência e urgência, o prefeito disse que não passa de boatos e ele não prevê fazer isso.

Informei que uma das preocupações do prefeito eleito é o de não ter contrato para janeiro para o serviço de manutenção da cidade seja em limpeza ou tapa-buraco e o prefeito Pannunzio afirmou que existe contrato para fazer até 5 equipes para este serviço e por contenção de custo ele está usando 2 equipes, mas que não faltará contrato para fazer essa contratação.

O prefeito também vai explicar qual a realidade dos conjuntos Habitacionais Carandá e Altos de Ipanema (Cury). O primeiro deles será inaugurado no dia 16 de dezembro com a presença do ministro das Cidades Bruno Araújo mesmo sem escolas (problema do governo federal, informou o prefeito) e ainda na pendência de obra de acesso a rodovia Emereciano Prestes de Barros (problema do governo estadual, informou o prefeito). As estações de Tratamento de Esgoto estão em teste e estarão pronta para quando os moradores entrarem nos apartamentos, o sistema de água está funcionando, de energia elétrica também e a Unidade Básica de Saúde também já está pronta (o que era responsabilidade da prefeitura). As obras do conjunto Altos do Ipanema estão mais lentas e deverão estar prontas para a inauguração até março de 2017.

Quanto ao clima entre ele e o prefeito eleito, Pannunzio disse que nunca confundiu as críticas políticas de Crespo (que o chamou de rainha da Inglaterra e ingressou com 5 ações civis contra ele) com o lado pessoal e que não tem nenhum inimigo, portanto, será uma transição republicana com a colocação de todos os dados a disposição do prefeito eleito.

Comentários

Leia também