Vereador Martinez mostra força e volta a fazer a indicação do secretário da Educação da Prefeitura de Sorocaba. Nas últimas três décadas apenas nas duas gestões do prefeito Pannunzio ele não teve participação na indicação do secretário da pasta

martinezcrespoO vereador Martinez, recordista na ocupação da presidência do Legislativo sorocabano, voltou a ter o mesmo prestígio que sempre teve desde a época em que o prefeito de Sorocaba foi Paulo Mendes e voltou agora a ser ouvido sobre quem deverá ser o futuro secretário de Educação da Prefeitura de Sorocaba pelo prefeito eleito José Crespo. Vale ressaltar que ambos são amigos pessoais, fazem parte de uma mesma Loja Maçônica em São Paulo e que no 2º turno, enquanto o PSDB se decidia pela neutralidade, ele se adiantou e pediu votos para Crespo publicamente e fez campanha pesada por Crespo.

Apenas quando Crespo anunciar oficialmente o seu secretariado se terá 100% de certeza de quem vai ocupar cada pasta. Mas arrisco dizer que é de 95% hoje a chance de que ocupe a titularidade da Educação o diretor de escola aposentado Wanderlei Acca tendo como auxiliar direto o também diretor aposentado Mário Pelegrino. Um dirigiu o Achilles de Almeira e o outro a Matheus Maylask. Ambos são professores e diretores de carreira  e têm amplo prestígio entre os professores da rede municipal e os educadores de Sorocaba.

Para ratificar o prestígio de Martinez nessa área: quando Arthur Fonseca Filho foi o escolhido com Paulo Mendes, Martinez teve participação. Quando Sheila Bovo e Terezinha Del  Cístia foram as titulares da pasta no governo de Renato Amary, ele também teve participação. Quando Terezinha Del Cístia ficou no cargo durante os oito anos de Vitor Lippi, ele também teve participação. Apenas quando Pannunzio foi prefeito no primeiro mandato e agora neste que termina Martinez nunca foi consultado. Fato que perguntei o motivo ao prefeito e ele teceu muitos elogios a Martinez, mas que nunca pediu sugestão a ninguém sobre quem nomear.

Especulações

Ao contrário do nome do secretário de Educação que afirmo a certeza de 95% de chance de que o indicado ocupe o cargo, os outros nomes que ouço mas sem o percentual de certeza (portanto apenas especulações) são: vereador Jessé Loures (Meio Ambiente); Werinton Kermes (Cultura, pasta que ele foi titular em Votorantim); Rodrigo Moreno (Planejamento, ele já foi de Recursos Humanos de Vitor Lippi e de Administração em Boituva); Simei Lamarca (Esportes); vereador Tonão (Esportes); vereador Luís Santos (Desenvolvimento Social); vereador Apolo  (Desenvolvimento Social). Além de Hudson Zuliani, braço direito de Crespo e na equipe de transição (Governo); Alexandre Robin braço direito de Renato Amary e na equipe de transição (Chefe de Gabinete).

Comentários

Leia também