Preparando o futuro ao pós-lapso de tempo

Uma das responsabilidades do poder público é o de preparar as condições da localidade para o desenvolvimento de ações futuras, especialmente neste lapso de tempo pelo qual estamos passando desde o finalzinho de 2019 em razão da pandemia de coronavírus que, nos dias atuais, atinge o seu pior momento. Há um ano, 230 sorocabanos estavam internados, hoje são 450; há um ano haviam menos de 80 mortes, hoje são mais de 2 mil vidas sorocabanas ceifadas; as UTIs Covid-19 dos hospitais públicos e privados de Sorocaba estão lotadas e são mais de 100 pacientes na fila de espera por uma vaga.

Cabe ao líder reafirmar que haverá futuro.

Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e FIA (Fundação Instituto de Administração) mostra convicção de que vamos passar por este lapso ao agendar para o dia 16 de junho um encontro entre o poder público e empresários para fomentar po turismo na cidade.

Há alguns anos, a grande força de atração turística de Sorocaba são os negócios, ou seja, são pessoas que ocupam praticamente 100% das vagas hoteleiras quando vêm à cidade para trabalhar. São brasileiros de outros estados e muitos de outros países. Mas o que essa reunião denota é que a cidade tem potencial para atrair um outro tipo de turista, aquele que busca lazer.

Já foram pensadas duas rotas, que estão em fase de planejamento e desenvolvimento, para atrair o turista de lazer: uma organizada pela Associação de Turismo Rural e outra pela APL Cervejeiro (Arranjo Produtivo Local), uma vez que entre Sorocaba e outras cidades da Região Metropolitana são mais de 10 micro fábricas artesanais desta bebida. A cerveja artesanal, a cada ano, atrai mais público. Os cervejeiros ainda buscam o reconhecimento do governo paulista para receber o selo de APL que vai garantir o acesso de microcervejarias às políticas públicas, linhas de crédito, redução de alíquotas, além de incentivos à estrutura e promoção do Polo Cervejeiro desta região.

Se você é empresário, tem espírito empreendedor ou apenas tem uma idéia para passara a frente e ajudar no desenvolvimento do turismo local, a oportunidade é a reunião do dia 16, explica Robson Coivo, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo: “Tendo em vista o planejamento referente à retomada das atividades turísticas no município pós-pandemia, esse encontro terá grande importância para o setor na cidade”, disse. Para outras informações, entre em contato com a equipe da Casa do Turista, pelo telefone: (15) 3211-2143 ou e-mail: turismo@sorocaba.sp.gov.br.

Comentários

Leia também