Presidente da Câmara culpa Estado por mortes de pacientes e insinua serem puxa-saco os aliados que só tomam cafezinho com o governador. Presidente do diretório municipal tucano rebate crítica ao vivo

O vereador Rodrigo Manga (DEM), presidente da Câmara de Vereadores, em tom de indignidade, culpou o Estado por mortes de pacientes ocorridas em unidades de saúde públicas em Sorocaba. Sua fala foi ao ar durante o Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema 91,1 FM, nesta manhã de terça-feira (6 de março) dentro do espaço “O Deda Questão”.

Numa crítica bastante incisiva, Manga afirmou: “Muitas pessoas que sofreram e morreram em nossa cidade se deve ao descaso do governo do Estado. Ele é culpado sim por isso. Não estou julgando, é a realidade”.

Para Manga, se o valor investido pelo governador Geraldo Alckmin no novo hospital estadual, que deve ser inaugurado ainda nesse mês, e está instalado na rodovia Raposo Tavares, fosse investido no atual CHS a situação poderia ter evitado mortes: “É importante que haja novos hospitais. Mas, isso é uma enganação para a população. Se o valor que foi gasto para construir esse novo hospital fosse investido no CHS que está sucateado, morrendo […]”. “Eles estão matando esse antigo regional para colocar toda a esperança, enganar a população que, agora, chegou um novo hospital para, daqui um tempo, virar o caos que virou o antigo”, criticou.

Tucano rebate

João Leandro da Costa Filho, presidente do diretório municipal do PSDB, ex-secretário de Governo da Prefeitura de Sorocaba na gestão Pannunzio e atualmente assessor parlamentar do deputado federal Vitor Lippi no mesmo instante em que Manga desferiu essas críticas se manifestou em tom de ironia: “O vereador Manga vai no dia que o governador for entregar a “enganação” do novo Hospital Regional? Se é enganação imagino que ele não participe”, sentenciou João Leandro.

Manga tratou de amenizar a crítica recebida, dizendo que é amigo de João Leandro, que não fazia crítica a atuação do grupo de Sorocaba, embora momentos antes tenha insinuado que são pessoas que gostam de aparecer na foto tomando cafezinho com o governador. Minha interpretação é de que Manga chama de puxa-saco as pessoas que nos últimos anos recepcionam Alckmin quando ele vem à cidade e para na Padaria Real, frequentemente, para tomar café.

Novo comando no CHS

A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) participa nesta quarta-feira (7 de março), às 10h, na Secretaria Estadual da Saúde, do anúncio da publicação do edital que abrirá o prazo para a contratação de Organizações Sociais de Saúde (OSSs) interessadas em administrar o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Um novo modelo de gestão para o CHS é uma antiga reivindicação da parlamentar.

“Esta é uma notícia muito boa para Sorocaba e todas as cidades da região. O CHS apresenta muitos problemas. Definitivamente, a gestão não pode continuar do jeito que está. Esperamos que, com a contratação de uma OSS para administrar o CHS, os problemas sejam minimizados e os pacientes tenham um atendimento mais digno e humanizado”, comenta a deputada.

O prefeito Crespo e integrantes da Câmara de Vereadores foram convidados para essa cerimônia.

Comentários

Leia também