Conforme publicado por este blog em primeira mão ontem, a 3ª Vara do Trabalho de Sorocaba, pertencente ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 15ª Região, comandada pela juíza Érika Rodrigues Pedreus Morete, determinou que a Prefeitura de Sorocaba não pratique mais a terceirização de serviços públicos de saúde da cidade; a sentença, da qual cabe recurso, também determina a rescisão dos contratos de terceirização da Unidade de Pronto-Atendimento do Éden e da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Leste. A decisão é fruto de uma Ação Civil Pública (nº ACP 0012262-45.2016.5.15.0109), de 27 de setembro de 2016, movida pelo Ministério Público da União contra a Prefeitura de Sorocaba na época em que o prefeito era Pannunzio e foi celebrado o segundo convênio entre Prefeitura e BOS, este para a terceirização da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Éden. O primeiro contrata entre as partes é a terceirização da UPH (Unidade Pré-Hospitalar) da Zona Leste. Ambos contratos seguem em vigor.
O presidente do Simesul (Sindicato dos Médicos), Eduardo Luís Vieira, e o presidente do SSPMS (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba), Salatiel Hergezel celebraram a decisão.
Eduardo Luís Vieira chega a dizer, em que pese caber liminar à decisão da juíza, que “fica sepultada a terceirização na saúde em Sorocaba”.
Íntegra do Sindicato dos Médicos – Creio que agora, com essa decisão judicial, está-se corrigindo um erro que foi cometido lá atrás. A UPH da Zona Leste era para ficar 18 meses e já está lá há 5 anos e a prefeitura seguiu terceirizando. Não tem plano de ampliação da rede própria, pelo contrário, pela negligência na administração dos recursos humanos e manutenção das unidades tentaram mostrar às pessoas que era melhor a terceirização. Além de ser muito mais onerosa, cria a precarização. Creio que com esta ação do MPT fica sepultada a terceirização na saúde em Sorocaba.
Íntegra do Sindicato dos Servidores – Sem a terceirização, haverá mais dinheiro para a saúde e se o prefeito investir o mesmo dinheiro que será investido nas empresas terceirizadas o serviço de saúde com servidor público fazendo o atendimento, certamente será ainda melhor o que será ofertado para a população.
Comments
Uma resposta para “Presidente do Sindicato dos Médicos e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Prefeitura comemoram decisão da Justiça que determina rescisão do contrato com empresas terceirizadas da saúde”