Primeira pesquisa oficial, com nome dos concorrentes a prefeito, mostra eleição em aberto e que a maior intenção de voto está nos 2 candidatos que já concorreram a prefeito e a menor nos 2 que nunca concorrem a nenhum cargo eletivo

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A segunda pesquisa do Instituto Ipeso, encomendada pelo diretório municipal do PSOL de Sorocaba, é a única pesquisa oficial até agora com dados dos 5 concorrentes ao cargo de prefeito. A primeira pesquisa tinha a presença de Renato Amary que dava um panorama completamente diferente ao processo eleitoral com seu amplo favoritismo de 49% de intenções de voto, mais que o dobro do segundo colocado na época, Raul Marcelo. Nesta pesquisa, vale ressaltar que os votos de Renato ficaram com Raul Marcelo e com Crespo, candidato apoiado por Renato.

Na pesquisa espontânea, Crespo lidera com 6% e na estimulada cai para 2º lugar com  25,3%.

 

Na pesquisa espontânea, Raul está em 2º com 5,4% e na estimulada lidera com  30,7%.

 

Na pesquisa espontânea, Crespo lidera com 6% e na estimulada cai para 2º lugar com  25,3%.

 

Na pesquisa espontânea, Hélio Godoy é o 3º com 0,9% e na estimulada continua em 3º lugar com 12,3%.

 

Na pesquisa espontânea, João Leandro é o 4º com 0,6% e na estimulada continua em 4º lugar com 1,9%.

 

Na pesquisa espontânea, Glauber Piva é o 5º com 0,3% e na estimulada continua em 5º lugar com 0,9%.

 

Qualquer leitura apaixonada leva o interprete dessa pesquisa a afirmar que a eleição está definida com a presença de Crespo e Raul Marcelo no 2º da eleição. Isso é um erro grave. Uma leitura técnica, feita com a razão, mostra na verdade que o eleitor sorocabano não sabe, de fato, em quem vai votar e o que mais assusta é o gráfico publicado para ilustrar essa postagem com os dados sobre o conhecimento do eleitor a respeito dos candidatos. Quase 90% dos eleitores não conhecem Glauber Piva. Mais de 80% não conhece João Leandro. Mais de 35% não conhece Hélio Godoy. Mais de 12% não conhece Raul Marcelo e apenas 5% não conhece Crespo. Ou seja, quem já concorreu a prefeito (casos de Crespo e Raul) lideram a pesquisa e quem nunca concorreu a nenhum cargo (Glauber e João Leandro) estão em último.

 

Embora seja metade do tempo de propaganda de Rádio e TV se comparada às eleições passadas, a verdade é que o horário gratuito que começa no dia 26 próximo vai ter influência, sim, no raio-x dessa pesquisa Ipeso que captou o sentimento do eleitor sorocabano entre os dias 13 e 16 de agosto. Obviamente que os números todos vão mudar. A questão é saber se vai mudar de maneira suficiente para tirar Crespo e Raul do 2º turno. Vale lembrar que pelas coligações que fez, Crespo deverá aparecer por 4 minutos diários na TV e Raul Marcelo talvez 1 minuto e meio, mesmo tempo de Glauber Piva. João Leandro e Hélio Godoy ficarão com 2 minutos e meio. É uma suposição minha, o tempo de TV será anunciado oficialmente na próxima segunda-feira pela justiça eleitoral.

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