Região de Sorocaba fecha 12 mil postos de trabalho em 2015,mas dezembro foi menos ruim do que dezembro de 2014, indica pesquisa do Ciesp

Compartilhar

De acordo com a pesquisa Neri (Nível de Emprego Regional da Indústria), realizada pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), por meio de sua gerência de pesquisa e da Diretoria Regional de Sorocaba, o nível de emprego na região, composta por 48 municípios apresentou resultado negativo no mês de dezembro de 2015. A variação ficou em menos -1,80%, o que representou uma queda de 2.050 postos de trabalho, número bem melhor quando feita comparação com o mesmo período de 2014 quando o resultado foi negativo menos -2,07%.

De acordo com a pesquisa, no ano, Sorocaba e região acumula menos -10,08% o volume de emprego, o que representa queda de 12.400 postos de trabalho.

O que só comprava esses números são as pessoas na fila pela busca dos sorocabanos por vaga no mercado de trabalho levou no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Sorocaba que nos 10 primeiros dias úteis deste ano atendeu mais de 5 mil pessoas.

Os setores que influenciaram negativamente o índice do nível de emprego na Diretoria Regional do Ciesp em Sorocaba em dezembro foram de Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (-8,30%); Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (-3,67%); Produtos Alimentícios (-1,66%) e Veículos Automotores e Autopeças (-0,84%).

O cenário é de pessimismo, afinal o prognóstico para o emprego industrial em 2016 indica não só a ausência de um processo de recuperação como mais perdas de postos de trabalho ao longo do ano

A pesquisa “Nível de Emprego Regional” realizada pelo Ciesp acompanha a evolução do nível de emprego na indústria paulista desde 2006. Segmentada por ramos de atividades, a pesquisa abrange 35 diretorias municipais e regionais do Ciesp, tendo como amostra cerca de três mil indústrias distribuídas pelo Estado de São Paulo, que compreendem mais de um milhão de empregos. Outras informações pelo site  www.ciespsorocaba.com.br.

Comentários