O secretário da Saúde da Prefeitura de Sorocaba, Francisco Antônio Fernandes, concede coletiva na manhã desta quinta-feira (26/11) para apresentar o novo boletim epidemiológico de dengue e chikungunya em Sorocaba, bem como serão detalhadas as ações de preventivas e de combate desenvolvidas pela rede municipal. Ainda serão esclarecidas informações sobre a zika vírus. As três são doenças associadas ao mosquito Aedes aegypti que invadiram a cidade ao longo deste ano e estão sob controle, sem o registro de nenhum de dengue há três semanas.
Com grande repercussão nacional e internacional, casos relacionados ao contágio por zika vírus, cujos os suspeitos de terem tido bebê com microcefalia já somam 739. Só em Pernambuco foram 478. A relação entre o mosquito Aedes aegypti, a doença zika vírus e os bebês nascidos com microcefalia está sendo investigada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de haver a certeza de que seja possível afirmar que a causa de ocorrências de microcefalia em recém-nascidos no nordeste do Brasil são causados pelo zika vírus.
Dados da Secretaria da Saúde de Sorocaba mostram que nos últimos 5 anos foi registrado um caso por ano de microcefalia na cidade e que ele não tem relação alguma com o zika vírus.
Entenda o que é Microcefalia?
Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça da pessoa é significativamente menor do que a de outros da mesma idade e sexo. Microcefalia normalmente é diagnosticada no começo da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.
Crianças com microcefalia tem problemas de desenvolvimento. Não há tratamentos para a microcefalia, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida. A microcefalia pode ser causada por uma série de problemas genéticos ou ambientais.
Causas da microcefalia
Microcefalia é o resultado de um crescimento anormal do cérebro que pode ocorrer no útero ou na infância. Microcefalia pode ser genética. Algumas outras causas são:
Malformações do sistema nervoso central
Diminuição do oxigênio para o cérebro fetal: algumas complicações na gravidez ou parto podem diminuir a oxigenação para o cérebro do bebê
Exposição a drogas, álcool e certos produtos químicos na gravidez
Desnutrição grave na gestação
Fenilcetonúria materna
Rubéola congênita na gravidez
Toxoplasmose congênita na gravidez
Infecção congênita por citomegalovírus.