Secretário da Saúde do Município de Sorocaba garante que é zero o número de caso com o zika vírus na cidade e pede tranquilidade

O secretário da Saúde da Prefeitura de Sorocaba, Francisco Antônio Fernandes, concede coletiva na manhã desta quinta-feira (26/11) para apresentar o novo boletim epidemiológico de dengue e chikungunya em Sorocaba, bem como serão detalhadas as ações de preventivas e de combate desenvolvidas pela rede municipal. Ainda serão esclarecidas informações sobre a zika vírus. As três são doenças associadas ao mosquito Aedes aegypti que invadiram a cidade ao longo deste ano e estão sob controle, sem o registro de nenhum de dengue há três semanas.

Com grande repercussão nacional e internacional, casos relacionados ao contágio por zika vírus, cujos os suspeitos de terem tido bebê com microcefalia já somam 739. Só em Pernambuco foram 478. A relação entre o mosquito Aedes aegypti, a doença zika vírus e os bebês nascidos com microcefalia está sendo investigada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de haver a certeza de que seja possível afirmar que a causa de ocorrências de microcefalia em recém-nascidos no nordeste do Brasil são causados pelo zika vírus.

Dados da Secretaria da Saúde de Sorocaba mostram que nos últimos 5 anos foi registrado um caso por ano de microcefalia na cidade e que ele não tem relação alguma com o zika vírus.

Entenda o que é Microcefalia?

Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça da pessoa é significativamente menor do que a de outros da mesma idade e sexo. Microcefalia normalmente é diagnosticada no começo da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.

Crianças com microcefalia tem problemas de desenvolvimento. Não há tratamentos para a microcefalia, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida. A microcefalia pode ser causada por uma série de problemas genéticos ou ambientais.

Causas da microcefalia

Microcefalia é o resultado de um crescimento anormal do cérebro que pode ocorrer no útero ou na infância. Microcefalia pode ser genética. Algumas outras causas são:

Malformações do sistema nervoso central

Diminuição do oxigênio para o cérebro fetal: algumas complicações na gravidez ou parto podem diminuir a oxigenação para o cérebro do bebê

Exposição a drogas, álcool e certos produtos químicos na gravidez

Desnutrição grave na gestação

Fenilcetonúria materna

Rubéola congênita na gravidez

Toxoplasmose congênita na gravidez

Infecção congênita por citomegalovírus.

Comentários

Leia também