Sorocaba apresenta seu Plano de Ação de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono durante o evento “Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas” que acontece no Ceará

A Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Sorocaba participa nesta semana da 2ª Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas, em Fortaleza (CE), evento promovido pelo Iclei (ONG que reúne governos de todas as instâncias para debater o clima e a sustentabilidade). Durante o evento, Sara Amorim, diretora de Gestão Ambiental e Zoobotânica da Secretaria do Meio Ambiente, vai apresentar o Plano de Ação de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono de Sorocaba. Na semana passada, o Comitê de Trabalho Local do tema realizou um encontro para conhecer o cenário futuro de emissões de Sorocaba com base na situação atual e que servirá de referência para a definição de metas. Para definir estas metas está em estudo o potencial de redução de emissão das ações propostas, a partir de discussões prévias do grupo, viabilizado pelo Projeto Urban Leds.

Com essas iniciativas Sorocaba dá continuidade aos compromissos firmados junto ao Compacto de Prefeitos, que é uma plataforma global na qual as cidades podem registrar publicamente seus compromissos climáticos, usando um padrão comum para medição e relatório de emissões e riscos. A iniciativa foi lançada em 2014 pelas redes globais de cidades C40, ICLEI e CGLU na Cúpula Climática da ONU, em parceria com o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, seu Enviado Especial para as Cidades e Mudanças Climáticas, Michael Bloomberg, e com a ONU-Habitat.

A 2ª Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas, em Fortaleza (CE), evento promovido pelo Iclei é o primeiro evento nacional sobre o tema depois da realização da 21ª Conferência do Clima (COP 21), ocorrida em dezembro do ano passado, em Paris. A coordenação é de Jussara de Lima Carvalho que está de saída do comando do Iclei na América do Sul, cargo que ocupa há mais de um ano.

Comentários

Leia também