Sorocaba cai cinco posições no Prêmio Município Verde-Azul, mas ainda lidera o ranking como a melhor cidade paulista entre aquelas que estão com mais de 500 mil habitantes

Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente divulgou o Ranking Ambiental Paulista 2015 do Programa Município Verde-Azul. Sorocaba registrou seu pior desempenho nos últimos cinco anos. Em 2011 ficou com a 3ª colocação, em 2012 com o 2º lugar; em 2013 com a 1ª colocação. Em 2014, após polêmica onde inicialmente ficou com a 11ª colocação, terminou em 4º lugar. E nesta semana saiu o resultado da premiação 2015 e Sorocaba ocupa a 9ª colocação. Até o 10º lugar, a premiação considerada a cidade exemplo ambiental. Sorocaba obteve 92,32 pontos e teve o melhor desempenho entre os municípios com mais de 500 mil habitantes: Campinas ficou em 35º, Ribeirão Preto em 48º e Santos em 98º.

O prêmio tem como principal objetivo estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. Além disso, a participação do município no programa é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP).

Para isso, são analisadas dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Comentários

Leia também