Sorocaba continua entre as cidades que mais formalizam o trabalhador no Estado

Sorocaba se mantém na linha de frente das cidades que mais formalizam o trabalhador no Estado de São Paulo. Nos 19 dias úteis de fevereiro, mais 383 empreendedores ou trabalhadores individuais por conta própria deixaram a informalidade no município. Com isso, obteve a segunda colocação no ranking das cidades com população média de 600 mil habitantes, perdendo apenas para Santo André, que registrou 411 formalizações.

No ranking geral, Sorocaba ficou na sexta colocação, atrás de São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo e Santo André. Está à frente de cidades como São José dos Campos, Osasco e Ribeirão Preto. Com os números apontados no segundo mês de 2016, Sorocaba chega à expressiva marca de 23.877 microempreendedores trabalhando legalmente.

Durante o mês, 1.025 empreendedores passaram pelo Espaço Empreendedor, em busca dos mais diversos serviços ali oferecidos, tais como: informações e orientações sobre formalização, declaração de rendimento, alteração cadastral, solicitação de baixa, emissão de Nota fiscal Eletrônica, atendimento referente Boleto DAS e solicitação de informações diversas.

Ao contrário dos meses anteriores, quando os setores de beleza e estética lideraram as formalizações, desta vez a área de obras e alvenaria ficou na frente, com 18 formalizados. Na segunda colocação ficou o setor de instalação e manutenção elétrica, com 15 trabalhadores que deixaram a informalidade em fevereiro.

No caso dos formalizados, são micros e pequenos empresários que passam a trabalhar legalmente, constituindo o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o que permite, além da abertura de uma conta bancária, empréstimos com juros mais acessíveis e a emissão de notas fiscais. Além disso, o empreendedor e sua família ficam protegidos pelos benefícios da Previdência Social: aposentadoria por idade (mulher aos 60 anos e homem aos 65 anos, após 15 anos de contribuição), aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.

Criado pela Prefeitura para facilitar a vida dos pequenos empresários ou trabalhadores individuais por conta própria, o Espaço Empreendedor, é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). Concentra vários serviços gratuitos para formalização e gestão do negócio, além da unidade do Banco do Povo Paulista, que oferece microcrédito com taxa de apenas 0,35% ao mês. Fica na Av. Afonso Vergueiro, 1.927, no bairro Santa Teresinha. Informações pelo telefone (15) 3229-2372. (Por Cláudio Rostellato – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba).

Comentários

Leia também