Sorocaba é destaque em pesquisa com 1894 cidades

O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, recebeu o prêmio do Ranking da Universalização do Saneamento da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), em solenidade realizada em São Paulo, na manhã de quarta-feira.

Representando o prefeito Crespo, Ronald recebeu o prêmio das mãos do presidente nacional da entidade, Roberval Tavares de Souza. “Sorocaba foi uma das 29 cidades de grande porte premiadas pelos melhores indicadores. Nossos esforços são contínuos rumo à universalização do saneamento, graças ao empenho do prefeito Crespo que tem como uma das prioridades de seu governo o Programa Rio Sorocaba 100% despoluído. Estou muito feliz de poder representar nosso município nesse evento tão importante”, contou o diretor-geral.

Para o prefeito, esse “resultado expressivo evidencia o investimento que o nosso governo está fazendo no serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade e o Saae não mede esforços para colocar em prática as ações necessárias para um trabalho cada vez mais eficiente”.

O simpósio reuniu especialistas da área de saneamento ambiental e saúde para discutir o Ranking, que avalia a situação do saneamento em relação à universalização no Brasil por meio de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos.

Entenda o ranking

O presidente nacional da Abes explicou que o ranking avalia a situação do saneamento em relação à universalização no Brasil por meio de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos. “Foram avaliados nesta edição 1.894 municípios de todas as regiões do país, o que corresponde a 34% do total e 67% da população do país. O levantamento reuniu os últimos dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informações de Saneamento, do Ministério das Cidades. Parabenizo Sorocaba pelo excelente trabalho para melhorar a qualidade de vida da população.”

Os municípios foram divididos em 4 categorias, segundo a pontuação: Rumo à Universalização (80); Compromisso com a Universalização (201); Empenho para a Universalização (1342) e Primeiros Passos (271). Das 80 cidades com melhor pontuação, apenas 29 atingiram a pontuação que as classifica como cidades rumo à universalização do saneamento, entre elas, Sorocaba.

Comentários

Leia também