Walmart estuda fechar 30 lojas no Brasil neste ano. Unidade de Sorocaba dá sinais abertos de que vai fechar, mas nos bastidores que vai ficar

Publicações especializadas em economia dizem que o Walmart estaria estudando fechar 30 lojas no Brasil em 2016, o equivalente a 5% das 544 unidades da varejista no Brasil. De acordo com o jornal Valor Econômico, os pontos de venda que devem ter as atividades encerradas ficam nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Os donos desses imóveis, inclusive, já estariam buscando novos locatários.

O Walmart não concede entrevista e divulga nota onde afirma que “está constantemente revisando o seu portfólio e tomando decisões baseadas no que é melhor para o negócio e para os clientes.”

A loja de Sorocaba, com a chuva de 72 horas que começou no domingo e foi até terça-feira, demonstrou falta de manutenção. As goteiras eram tão grandes que a gerência armou piscinas de vinil para conter a água que caia do telhado. Um sinal de que a loja seria uma das que encerraria suas atividades. Outro sinal de que o caminho é esse são falta de produtos como leite infantil que nunca faltou.

Porém, nos bastidores, o que se vê é o contrário. O contrato com o dono do prédio é de 30 anos e já foram cumpridos mais de dez anos dele e havia uma ação revisional desse contrato que o Walmart pagou, ou seja, se fosse sair não pagaria. Além disso, o contrato indica que para sair o proprietário deve ser avisado com três meses de antecedência, mas com seis já sinalizar essa intenção.

Enfim, pessoa ligada ao empreendimento que pede sigilo me diz que o Walmart fica e vai modernizar suas instalações, afinal a rentabilidade da loja está abaixo do esperado pelos acionistas. O que pesa é o potencial de Sorocaba para que a loja reverta esse quadro de hoje.

Comentários

Leia também