O médico Vinícius Rodrigues, que ocupa atualmente o cargo de secretário de Saúde da Prefeitura de Sorocaba, segue agindo como se ele fosse secretário daqueles que compartilham de sua ideologia bolsonarista e não como reza a prerrogativa de quem ganha a eleição: governar para todos.
No último sábado, ele resolveu visitar a página da deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL), eleita na última eleição com 249.887 votos, sendo que 2.745 deles apenas dos sorocabanos. Sâmia, exercendo o cargo para o qual foi eleita, deu sua opinião sobre uma das últimas falas do presidente da república quando ele afirma que o brasileiro precisa de fuzis e não de feijão. Sâmia postou apenas a expressão Prefiro Feijão. O secretário (sim, ninguém deixa o cargo de lado à noite, de madrugada ou nos finais de semana, quem aceita ser secretário sabe que o será 24 horas por dia pelo tempo que ocupar o cargo, ininterruptamente) comentou nesta mensagem a ofensiva mensagem: “Fale a verdade, todo mundo sabe que você prefere hambúrguer, de preferência com duplo chedar”. Uma alusão ao fato de Sâmia fugir dos padrões impostos às mulheres que elas devem ser magras.
Por mais que este tipo de postagem tenha o intuito de polemizar, causar, agradar os eleitores que compartilham de sua opinião, e que a polêmica e a agressão sejam instrumentos do secretário para alcançar votos, é inadmissível que ele use o cargo de secretário para isso. Sim, cargo de secretário uma vez que ninguém daria a menor bola para o que ele pensa ou escreve caso fosse um cidadão comum.
Na hora me ocorreu a expressão vai trabalhar secretário. Aliás, expressão que usei hoje em O Deda Questão na radioweb 365 quando abordei o tema. E dessa expressão “Vai trabalhar secretário” me veio à mente, agora, enquanto escrevo, a música de Chico Buarque. A sonoridade das duas expressões, certamente, me fez uma situação me lembrar da outra. Mas relembrando trechos da letra da música, entendo que cabe bem ao comentário feito pelo secretário da saúde no post da deputada federal. A seguir, reproduzo a letra da canção de Chico Buarque de Holanda.
Letra de “Vai Trabalhar Vagabundo”
Vai trabalhar, vagabundo
Vai trabalhar, criatura
Deus permite a todo mundo
Uma loucura
Passa o domingo em família
Segunda-feira, beleza
Embarca com alegria
Na correnteza
Prepara o teu documento
Carimba o teu coração
Não perde nem um momento
Perde a razão
Pode esquecer a mulata
Pode esquecer o bilhar
Pode apertar a gravata
Vai te enforcar
Vai te entregar
Vai te estragar
Vai trabalhar
Vê se não dorme no ponto
Reúne as economias
Perde os três contos no conto
Da loteria
Passa o domingo no mangue
Segunda-feira vazia
Ganha no banco de sangue
Pra mais um dia
Cuidado com o viaduto
Cuidado com o avião
Não perde mais um minuto
Perde a questão
Tenta pensar no futuro
No escuro tenta pensar
Vai renovar teu seguro
Vai caducar
Vai te entregar
Vai te estragar
Vai trabalhar
Passa o domingo sozinho
Segunda-feira, a desgraça
Sem pai, nem mãe, sem vizinho
Em plena praça
Vai terminar moribundo
Com um pouco de paciência
No fim da fila do fundo
Da previdência
Parte tranquilo, ó, irmão
Descansa na paz de Deus
Deixaste casa e pensão
Só para os teus
A criançada chorando
Tua mulher vai suar
Pra botar outro malandro
No teu lugar
Vai te entregar
Vai te estragar
Vai te enforcar
Vai caducar
Vai trabalhar
Vai trabalhar
Vai trabalhar
(Vagabundo)
FOTO: A deputada federal Sâmia Bonfim e o secretário da saúde Vinícius Rodrigues.