Candidato a prefeito do PT explica o que vai fazer na saúde, faz severas críticas à atual administração, diz que candidato do PSOL se apropriou de suas idéias sobre urbanismo e diz, também, que é inadmissível comparar ele aos petistas presos

glauber

Dando seqüência à segunda rodada de entrevistas do Jornal da Ipanema (FM 91.1Mhz), dentro da coluna O Deda Questão, com os concorrentes ao cargo de prefeito de Sorocaba, hoje foi a vez de Glauber Piva (PT). A série começou ontem com Raul Marcelo (PSOL) e terá seguimento com José Crespo (26/9), João Leandro (27/9), Hélio Godoy (28/9). As entrevistas acontecem dentro do Jornal da Ipanema, das 8 às 9 horas. A novidade dessa nova rodada é o fato de que logo após as entrevistas na rádio, que acontece entre 8h e 9h, o candidato desce ao estúdio da ITV (Canal 24 da NET), que fica no prédio da própria rádio, e concede nova entrevista ao vivo, das 9h30 às 10h, para Kiko Pagliato e este blogueiro. A entrevista pode ser vista por quem sintonizar na ITV.

 

 

Durante a entrevista, na ITV, Glauber Piva expressou claro tom de irritação ao saber que Raul Marcelo falou de sua intenção de, com base no Estatuto das Cidades, liberar a construção de novos loteamentos e empreendimentos em Sorocaba somente após os 50 mil terrenos que estão nos vazios urbanos da cidade (onde já estão implantadas toda infraestrutura de redes de água e esgoto, fiação elétrica, equipamentos de saúde e educação, transporte….) caso venha a ser eleito prefeito: “Este tema foi tratado primeiramente por mim nesta campanha, vocês se lembram quando abordei a questão do Urbanicídio na primeira entrevista que dei no Jornal da Ipanema. Falei igualmente disso na sabatina que concedi ao Instituto Defenda Sorocaba. Onde estava Raul quando houve as discussões do Plano Diretor de Sorocaba? E onde ele estava nas discussões do Plano Municipal de Educação? Será que estava tratando de alguma lei importante para a Região Metropolitana?”

 

Durante a entrevista na rádio, Glauber já havia dito que uma das suas expressões, apresentadas desde o início da campanha eleitoral, passou a ser usada por João Leandro, candidato do PSDB. “Quem afirmou desde o começo que Sorocaba é uma cidade maravilhosa sou eu. O candidato da continuidade nunca havia dito isso e agora ele deve ter se tocado dessa verdade”, disse.

 

O peso do PT

 

Mostrei a Glauber Piva na entrevista da rádio mensagem de um ouvinte dizendo que “se ele fosse de outro partido levava esta eleição. Uma pena que é do PT”. Na entrevista na ITV perguntei se ele nunca viu nada do período em que passou em Brasília em convivência com Lula, Zé Dirceu e tesoureiros do PT que estão presos. Novamente ele subiu o tom de voz, mas ao invés de irritação dessa vez ele demonstrou mais indignação: “É inadmissível que deixem no ar este tipo de ilação, como se eu tivesse sido conivente com qualquer ato fora da lei. Primeiramente é preciso explicar que nunca fui do convívio do Lula ou Zé Dirceu ou qualquer tesoureiro do PT que está preso. Eu, como presidente da Agência Nacional de Cinema, ficava no Rio de Janeiro. Minha indicação foi feita por Juca Ferreira, ministro da Cultura logo após Gilberto Gil. Portanto não fui conivente com nada e tudo o que dessas encrencas do PT é o que acompanho pela imprensa como todo cidadão”. Glauber relembrou o processo de expulsão do partido de dois vereadores do PT de Votorantim quando ele era do diretório daquela cidade por eles terem votado pelo aumento dos próprios salários.

 

Foco na saúde

 

A entrevista na rádio tem buscado entender o que os candidatos pretendem, caso eleitos, fazer para resolver o problema número 1 do sorocabano, queé a Saúde. A indicação de que esse é o problema foi captada na última entrevista Ibope/TV Tem e já havia sido apontada pelo eleitor como principal problema, repetidamente, desde a eleição de 2004.

Glauber disse que vai atuar em 4 pontos: “Primeiro serão feitos mutirões em todas as áreas de especialidades onde as filas estão enormes; 2) ampliar o horário do atendimento nas UBSs até as 19h e um choque de gestão para que a gente tenha médicos, enfermeiros e funcionários motivados e comprometidos em atender bem o cidadão, com dignidade. 3) mais qualidade nos atendimentos dos Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) para que doenças emocionais dêem mais qualidade de vida a quem está sofrendo; 4) implementar de verdade o programa Médico da Família em Sorocaba para quem precisa. Ele diz que a informação oficial da prefeitura que 27% da população é atendida com este programa não é verdadeira, mas que somente 6% recebe este tipo de atendimento.

 

O que diz a pesquisa Ibope

 

Em último lugar nas intenções de voto na pesquisa Ibope/TV Tem, com 3%, Glauber Piva disse que é preciso entender estes números e “ver que a eleição está totalmente indefinida. Primeiro é importante verificar que 27% dos eleitores (dos eleitores que sabem da eleição) não sabem em quem votar; depois é preciso verificar que um quarto dos eleitores ainda não deram atenção aos candidatos e para a eleição; e por fim verificar que metade dos eleitores que disseram que vão votar em algum candidato também diz que pode mudar de voto se entender que outro candidato é melhor. Portanto, a eleição está em aberto e tenho certeza que o sorocabano que deseja mudança de verdade vão me escolher”.

 

Tipo de prefeito

 

Glauber Piva bateu bastante na tecla, nas respostas de todas as perguntas a ele endereçadas, de que “é papel de um prefeito fazer um bom diagnóstico da cidade, ou seja, identificar seus problemas, entender porque esses problemas surgiram, saber o peso que os problemas tem para o cidadão. Esse diagnóstico tem que ter foco em gente. É isso o que serei, um prefeito para as pessoas. Em segundo lugar, cabe ao prefeito ter demonstrado ao longo de sua vida capacidade de gestão. E eu tenho isso, demonstrei isso quando secretário da Cultura de Votorantim e depois à frente da Ancine. Por fim, a um prefeito, é preciso ter vontade de ser prefeito e um plano que pense Sorocaba não apenas para os próximos 4 anos, mas para os próximos 20, 30, 50 anos. Eu tenho vontade, estou preparado e tenho planos de governo e administração para fazer da Sorocaba de hoje a Sorocaba do futuro.”

 

Outros temas

 

Glauber ainda explicou que vai dividir a cidade em 9 áreas e fazer reuniões periódicas com os moradores para explicar sua gestão, falou que vai reativar os 32 Sabe Tudo, que o atual modelo de BRT é criminoso e ele dará outra solução à mobilidade usando para isso também as vias férreas, vai ampliar a coleta seletiva de lixo e deixar de “enterrar o valor equivalente a 5 carros 0km todos os dias pagando o aterro sanitário de Iperó e, também, que vai acabar com o desperdício de água tratada do Saae que segundo ele hoje é da ordem de 42%.

 

Na foto está a bancada da entrevista na ITV (Canal 24 da NET) composta por Kiko Pagliato, este blogueiro e o entrevistado Glauber Piva.

Comentários

Leia também