Duas semanas depois de secretário dar nota 5 para o atendimento de saúde de Sorocaba, prefeito discorda dele e afirma que setor merece nota 7 com louvor

O secretário de saúde da Prefeitura de Sorocaba, Francisco Antônio Fernandes, foi entrevistado no Jornal da Ipanema (FM 91,1 FM) no dia 20 de janeiro e respondeu a vários questionamentos dos jornalistas que estavam na bancada e dos ouvintes. Um dos portais, de autoria do Sérgio Claro, o Boca do Wanel, como ele mesmo se autointitula, foi de critica e desabafo. Ele classificou a saúde pública como péssima em Sorocaba. Para minha surpresa, o secretário começou sua resposta dizendo que concorda com o ouvinte. Antes que ele prosseguisse, eu o interrompi e disse: o senhor quer dizer que concorda que ele tenha a opinião dele ou concorda com a opinião dele? O secretário disse que concordava com a opinião do ouvinte e classificou como ruim o atendimento à saúde pública em que pese os esforços que estão sendo feito e a evolução que a saúde pública teve. O secretário disse que dá nota 5 para a saúde pública municipal atualmente. Questionado sobre sua afirmação de que a saúde está evoluindo, mas está só com nota 5, o secretário disse que a saúde era nota 3 quando ele assumiu. Perguntado o motivo, ele disse para perguntar para os antigos gestores.

Na manhã de hoje, durante a coluna O Deda Questão, lembrei o prefeito dessa afirmação do seu secretário e perguntei se ele concordava com essa avaliação.

O prefeito foi enfático em dizer que não e fez uma relação de melhorias como a criação de uma UPH (Unidade Pré-Hospitalar) na zona leste e de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no Éden. Falou dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), do Hospital Psiquiátrico, da transformação da Santa Casa na grande porta de entrada do SUS (Sistema único de Saúde) de Sorocaba quando estava para ser fechado e afirmou que em 2012 eram 27 mil atendimentos de urgência e emergência pelo SUS na rede municipal e que em 2015 estes atendimentos pularam para 62 mil. Por fim, disse que por causa de tudo isso ele dá nota 7 com louvor para o atendimento da saúde em Sorocaba e não poupou elogios ao secretário de saúde da Prefeitura de Sorocaba, Francisco Antônio Fernandes, a quem se referiu como sendo um homem vocacionado para o serviço público.

Comentários

Leia também