Frase de vereador sorocabano faz parte de livro que reúne frases célebres desferidas por personalidades como JK, Jânio e Garrincha

O que o vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB), o primeiro-ministro britânico Winston Churchill, o craque Mané Garrincha, o compositor Chico Buarque, o cantor Tim Maia e os presidentes Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros possuem em comum?

Todos eles são personagens do livro “Faíscas Verbais – A Genialidade na Ponta da Língua”, do jornalista Márcio Bueno, que reúne frases de mais de 500 personalidades brasileiras e estrangeiras.

A editora Gutenberg lançou a obra em São Paulo na noite da última terça-feira (20/06), na Livraria Cultura localizada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

O vereador e o autor se conhecem desde o final da década de 1960, quando cursavam a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e moravam na tradicional Casa do Politécnico (Cadopô).

Engajado nos movimentos de resistência à Ditadura Militar, Márcio abandonou o curso de engenharia e tornou-se jornalista, passando pelas funções de repórter, redator, editor e diretor em veículos como a Rede Globo, Rede Manchete, TV Educativa-RJ e TV Brasil. Atualmente, é coordenador de comunicação do Ministério da Cultura.

Aliás, o lançamento do livro marcou o reencontro de ambos com vários amigos dos tempos de faculdade.

A frase de Yabiku

O episódio citado no livro remete uma ocasião em que Yabiku iria ao velório de um amigo. Ao perceber que havia entrado em sala errada, pois não conhecia o falecido nem os demais presentes, tentou deixar o recinto discretamente. Entretanto, um cidadão reconheceu o vereador e perguntou quem havia morrido. Sem saber, Yabiku apontou em direção ao caixão e disse: “Ele!”.

Segundo Yabiku, logo amigos trataram de espalhar a história, entre eles, seu companheiro de Poli-USP e Cadopô, o engenheiro Adalberto Nascimento, ex-presidente da Urbes, ex-secretário de Edificação e Urbanismo. “Rapidamente, todo mundo ficou sabendo e sempre se lembra deste caso. Agradeço muito ao Márcio pela homenagem: o melhor disso tudo foi a oportunidade de reencontrar velhos amigos”, comemora.

“Faíscas Verbais” reúne frases de situações inusitadas, criadas com rapidez de raciocínio, que resultaram em respostas inesperadas.

Ao todo, o livro junta 536 personagens do Brasil e do exterior, com declarações divididas por temas: políticos; artistas; boêmios; cientistas e intelectuais; comunicadores; esportistas; militares; economistas; e geral. (Este texto foi retirado do blog do vereador: http://vereadoryabiku.blogspot.com.br/)

Comentários

Leia também