Me socorram matemáticos. De quanto é afinal o reajuste do servidor público?

Depois de uma segunda-feira de intensas negociações, a Prefeitura de Sorocaba e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais chegaram a um acordo sobre o reajuste salarial da categoria: 3% em 15 de abril retroativo a janeiro (aplicado nos 12 meses de 2016), 3% em agosto (pelo período de 5 meses) e mais 2% em outubro (pelo período de 3 meses). Então quer dizer que o funcionalismo público teve 8% de reajuste? Não. Seria se a soma dos índices fossem sempre retroativos a janeiro deste ano e não é. Portanto, me socorram matemáticos, de quanto é afinal o reajuste do servidor público?

No meio da tarde de hoje (28/03), muitos servidores ficaram no estacionamento do Palácio dos Tropeiros (sede do governo municipal). Quantos são esses muitos? Aproximadamente 4 mil servidores municipais, segundo cálculo do sindicato, e 1.500 pessoas segundo o comando da Guarda Municipal.

Esse acordo coloca fim ao impasse sobre a votação desse reajuste na sessão extraordinária da Câmara nesta terça-feira (29/03), afinal o jurídico da prefeitura entende que esse é o prazo limite, por lei, para qualquer reajuste do salário do servidor em razão do calendário eleitoral. O jurídico do sindicato entendia que a reposição da inflação não é reajuste e poderia acontecer. O impasse ocorreria sem o acordo, sem dúvida.

Sem a aprovação dos vereadores, a prefeitura não pode conceder nenhum reajuste ao servidor.

Comentários

Leia também