Metade das unidades Oficina do Saber (escola em tempo integral) serão fechadas em 2016

Compartilhar

Metade das unidades Oficina do Saber (Programa de educação em tempo integral do município de Sorocaba, criado em 2007, destinado a crianças de 7 a 10 anos do Ciclo I, as chamadas 1ª a 4ª séries, das escolas municipais de ensino fundamental) serão fechadas em 2016 em Sorocaba. Desde 2012 são 31 unidades e a partir do ano que vem 15 delas serão fechadas.

A Oficina do Saber tem o objetivo de melhorar os índices de aprendizagem das crianças da rede municipal. O programa teve início em 2007, com a implantação da educação em tempo integral em sete unidades escolares. Em 2012, o programa estava presente em 31 escolas, atendendo cerca de 6500 alunos. O programa é desenvolvido em três eixos que têm como propósito fortalecer a relação educação-cidade: aprender na cidade, aprender com a cidade e aprender a cidade. Já o currículo é dividido por áreas de saber, como atividades de linguagem, lógica e leitura; atividades de percepções artísticas e estéticas; corporeidade/movimento; atividades de desenvolvimento social e atividades complementares.

Secretário pede sigilo

A decisão sobre o fechamento de 15 das 31 unidades já está tomada, mas o secretário de Educação, Flaviano Agostinho de Lima, pediu sigilo pois muitos pais já fizeram a rematrícula dos filhos e quer evitar uma comoção social. Essas são palavras ditas a mim por uma das professoras que participaram da reunião com a supervisora de ensino Valdirene Malagrini. Aliás, coube ao departamento de Valdirene comunicar aos pais o fechamento das oficinas.  Ela irá de escola por escola para dizer aos pais qual será a situação dos seus filhos em 2016.

Não obtive a lista completa das 15 unidades que serão fechadas, mas sei que a Oficina do Saber da Escola Basílio da Costa Daemon  (Bairro Paineiras); Escola Benedito José Nunes (Parque Esmeralda); Escola Avelino (Jardim Nova Esperança); Escola Oswaldo Duarte (Bairro Wanel Ville); Escola Brigadeiro Tobias (bairro Brigadeiro Tobias). As unidades da Escola Amim Cassar; Norma Justa, Escola Inês Cesarotti e Escola J.C. Florenzano estão numa lista prévia também.

Sabe Tudo

Vale lembrar que foi aqui, no Blog O Deda Questão, que o sorocabano ficou sabendo em primeira mão do fechamento de metade das unidades do programa Sabe Tudo. Agora fica sabendo do fechamento das unidades Oficina do Saber.

Comentários