Prefeito de Sorocaba recebe empresa dos EUA interessada em investir na cidade, mas mantém sigilo. Prefeito de Campinas faz o contrário

A Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou expandir seus empreendimentos) divulgou informação oficial na noite de terça-feira (12/01/16) sobre o interesse da empresa americana TechxAct, com sede em Washington, de implantar “Data Centers hubs” na cidades de Campinas e Sorocaba. A empresa pretende investir, em Campinas e Sorocaba, cerca de R$ 12,8 bilhões, gerando aproximadamente 20 mil empregos diretos em cada município e 43 mil indiretos ao longo da execução total do programa, segundo o relise da Investe São Paulo.

O chairman G.H. Paryavi e o vice-presidente da TechxAct, Carlos Tavares, explicou que o mundo caminha para ter 250 bilhões de equipamentos conectados na internet e que os “Data Centers hubs” seriam guardiões de dados planetários.

Jonas Donizete, prefeito de Campinas, alardeou essa informação e que a sua cidade tem todas as condições para abrigar o investimento e que há uma conjugação de forças inéditas no momento, entre a Prefeitura, o Governo do Estado e demais órgãos envolvidos, como os fornecedores de água e energia (presentes à reunião), que os investidores não encontrarão em outras unidades da federação.

Ao prefeito Pannunzio, durante o programa O Deda Questão na rádio Ipanema (FM 91,1Mhz), perguntei o motivo dele não fazer parte da informação oficial do Investe São Paulo e não ter tido o mesmo destaque que o prefeito de Campinas teve. Então, Pannunzio revelou que o vice-presidente da TechxAct, Carlos Tavares pediu sigilo a ele sobre essa negociação e ele respeitou o pedido por entender que deve haver respeito pelo pedido de todos os envolvidos numa negociação deste tamanho.

Diante da publicidade dada ao caso, porém, Pannunzio se limitou a dizer que o vice-presidente da TechxAct passou o domingo com o Pedro Vial, presidente da Inova Sorocaba, e de Rubens Lara, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, conhecendo o que Sorocaba tem a oferecer ao grupo dos EUA. E na segunda-feira, foi a vez de Tavares passar o dia com o próprio prefeito Pannunzio conhecendo a cidade e sentindo que segurança a prefeitura pode dar a um investimento desse porte e que nível de entendimento e boa relação a cidade mantém com o governo do Estado.

Tomara que a estratégia do prefeito de Sorocaba funcione. Quem não torce por isso? Em três meses se saberá qual a decisão da TechxAct.

Comentários

Leia também