Tucanos erram ao avaliar que ocupação de escolas é coisa do PT ou PSOL. É um grito de insatisfação dos alunos. E isso é bem significativo

Mais seis escolas estaduais de Sorocaba foram ocupadas na manhã de hoje (24/11) pelos alunos que são contra a reorganização escolar proposta pelo governo estadual. Na verdade, é unânime a opinião de que a forma com que o governador Alckmin conduziu a mudança, de maneira arbitrária, que criou toda essa insatisfação e deu aos jovens (na maioria entre 13 e 16 anos) uma causa para brigar.

Mas é também cada vez perceptível que a visão inicial dos tucanos, que essa insatisfação contra a reorganização escolar era coisa do PT e do PSOL, está equivocada. Membros dos dois partidos, com mandato e sem, tentam visitar escolas, são recebidas em algumas e barradados em outra. Uma mãe me diz que o movimento é apartidário e seus filhos entendem que acharam uma boa causa para lutar. É grande, também, a descrença que esses jovens demonstram pelos políticos. Resta a esperança de que possam acreditar na política. Afinal, não existe vida em sociedade sem representação.

Essa visão de que são ocupações partidárias ficou reforçada na tarde hoje durante oitiva da CPI da Educação, na Câmara de Sorocaba, onde o dirigente regional de Ensino, Marco Aurélio Bugni, replicou o termo usado por Alckmin de esse movimento é de “ocupação partidária”.

Surpreendeu que o vereador Carlos Leite (PT) tenha refutado esse argumento, afinal membros do seu partido estão indo nas escolas na tentativa de se aproveitar do sucesso que ele está fazendo. Pessoas que nem sabiam do tema, diante da repercussão dele já sabem e estão contra a arbitrariedade do governador.

Confira a lista de escolas ocupadas em Sorocaba:

 

Escola Estadual Antônio Vieira Campos, no bairro Júlio de Mesquita

Escola Estadual Hélio Del Cistia, no Jardim São Camilo

Escola Estadual Mário Guilherme Notari, no Jardim Luciana Maria

Escola Estadual Professor Jorge Madureira, no Jardim Guaíba

Escola Estadual Humberto de Campos, Jardim Zulmira

Escola Estadual Professora Beathris Caixeiro Del Cistia, que fica no Jardim São Conrado

Escola Estadual Lauro Sanches, na Vila Carol

Escola Estadual  Júlio Prestes de Albuquerque, no Centro

Escola Estadual Antônio Padilha, no Centro

Escola Estadual João Rodrigues Bueno, na Vila Carol

Escola Estadual  Professora Elza Salvestro Bonilha, Jardim Itanguá

Escola Estadual Professor Roque Conceição Martins,Jardim Guadalupe

Escola Estadual Professor Rafael Orsi Filho, no bairro Júlio de Mesquita

Escola Estadual Senador Vergueiro, na Vila Hortência

Escola Estadual Professor Genésio Machado, na Vila Santana

Escola Estadual Professor Antônio Cordeiro, no Parque das Laranjeiras.

Comentários

Leia também